15 junho 2008

TV COM e seu novo logo. Novo?

Essa semana a TV COM divulgou a sua nova identidade visual e sua nova programação. Um logo bastante diferente do antigo, que sofreu uma mudança bem drástica, ao contrário do que aconteceu na sua última atualização tem me trazido alguns quaestionamentos.

Por que? Achei ele super simples e super parecido com outros já existentes, inclusive dentro do Grupo RBS. Veja bem:

A primeira semelhança eu percebi com o logo da CompuJob. Estava na rua e vi um outdoor enorme com aquelas duas bolinhas unidas com o nome deles dentro. No mesmo instante me lembrei da TV COM.


No final de semana estava zapeando de canais, quando passei por um jogo de futebol e vi lá, do lado do gol, um logo enorme com dua bolinhas juntinhas, uma do lado da outra. Dessa vez era da EMS, um laboratório.


E, por último, mas não menos importante, mas mais surpreendente: quando estava procurando as imagens pra esse post, no próprio site da TV COM, olhei um pouquinho pra cima e vi duas bolinhas formando o logo do site ClicRBS!



Gente! Como assim? Duas empresas do mesmo grupo me fazem um logo tão parecido! Não entendi essa. Não sou nem um pouco especializado em logotipia, só estou expressando o que pude perceber. Fui em busca de explicações do novo logo, mas não encontrei em lugar nenhum. Não pretendo criar aquele alvoroço ao estilo Vale x Calçados Vitelli, apenas quero apresentar essa possível desatenção (ou não) de quem aprova uma coisa tão parecida com outras.

Que coisa, não?


4 comentários:

  1. Bom, a semelhança entre o da TV Com e da RBS até pode ser interessante se pensarmos que são do mesmo grupo.

    De qualquer maneira, quem faz os logos do grupo é péssimo!!

    ResponderExcluir
  2. Tipo assim, acho falta de criatividade, maaas... achei bem legal, mas só porque adouro a cor laranja e também tenho muita simpatia por duas bolinhas juntas... digo

    Falando sério, acho que é pra ser moderno e parecer algo líquido, que está em constante transformação. E uma coisa é fato, tu pode fazer todas as artes do mundo, as pessoas sempre vão gostar mais das bolinhas (não me pergunte por que, mas acho que Freud explica ;P )

    •beijããão•

    ResponderExcluir
  3. Sim, Freud explica tudo!!!!!!!

    ResponderExcluir