07 maio 2008

Blogs e as Notícias

Desde que os Blogs começaram a ter uma visibilidade maior, eles passaram a servir, também, como fontes de informação. Aí, começou uma intriga entre os jornais e os blogueiros.

Os jornais passaram a criticar que os blogs não têm a credibilidade que um jornal tem. E que eles não são jornalistas profissionais, logo, não poderiam estar difundindo "notícias".

Os blogueiros, é claro, defenderam a sua posição. Um blog influencia e é influenciado pela televisão, rádio, jornal, etc e é capaz de disponibilizar conteúdo de forma extremamente fácil, de forma bastante informal.

Recentemente teve um episódio de uma notícia inventada que foi difundida pela blogosfera e que acabou saindo nos jornais. Era sobre um cara que tinha operado os dedos, pra ficarem mais finos pra que ele pudesse manusear de forma mais simples o seu iPhone. De tanto que os blogueiros publicaram, os jornais acabaram nem checando pelas informações e simplesmente publicaram como se fosse um fato verdadeiro. Só que na verdade nada disso tinha acontecido. Diz-se que foi uma pegadinha pra provocar os jornalistas, pra mostrar que até mesmo um jornal conceituado pode errar, e que eles não deveriam contestar a capacidade dos blogueiros em difundir notícias.

Mas, como tudo que dá certo é copiado, depois de serem temidos e criticados, os blogs passaram a servir de modelos para diários digitais desses grandes jornais que os menosprezaram tempos atrás. Só que a maioria desses blogs jornalísticos, tem como intenção somente atrair a atenção dos leitores, deixando para segundo plano a interação com eles, já que em muitos casos os espaços de comentários são censurados, ou até nem existem.

Aproveitando o tema, vou colocar aqui a matéria sobre a peça Inimigas Íntimas, que estava em cartaz aqui em Porto Alegre. Infelizmente, a temporada já acabou, mas em breve as gurias devem estar de volta pra tirar boas risadas do público!



7 comentários:

  1. Não vi o vídeo, estou sem áudio aqui.

    Pois é, eu já ouvi falar desse arranha-arranha entre jornalistas e blogueiros, mas não sabia que era algo tão sério.
    E eu não sabia sobre essa falsa notícia do cara do IPhone ser publicada em portais sérios.. Mas bem feito, os "jornalistas fodões" se foderam também.
    Hahaha.


    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. acho que tem jornalista com medo de perder o emprego.

    P.S.: meu blog nao merece nenhuma credibilidade ahahah

    ResponderExcluir
  3. Sobre essa guerra contra o Blog, concordo quando dizem que não serve como fonte segura de informação. Muitos nem sitam fontes, e isso tira um pouco a credibilidade. Passar informação é algo muito importante, tem que ser bem feito... mas por outro lado, alguns jornalistas estão é com medo, porque alguns blogueiros, mesmo não sendo profissionais da comunicação, mandam muito bem no que fazem. E isso força o jornalista a fazer o diferente, eu como estudante acho isso muito bom. Porque de uns tempos pra cá parece que alguns jornalistas se acomodaram.

    Mas como em todos os veiculos de comunicação, o negócio é ler mas não acreditar em tudo. Por trás de determinadas informações as vezes há muitos interesses que desconhecemos... comunicar é um poder :D

    Bjos bom final de semana!

    ResponderExcluir
  4. Esta é uma discussão que ainda está rendendo. O que eu acho bom é que todos olham um pouco mais para o seu umbigo, a tendência é que ganhemos todos (Ok, eu sou otimista).

    ResponderExcluir
  5. Ah, eu acho que jornalismo é jornalismo é blogar é apenas uma forma de entretenimento, portanto um não pode tirar o espaço do outro ..
    Eu já escrevi um artigo no meu blog sobre essa relação blogueiros x jornalistas ..

    A gente pode publicar o que quiser, mas devemos ter bom senso, né, não utilizar nossa ferramenta de comunicação para distorcer as informações ou enganar quem quer que seja ..
    Mas esta discussão é bem complexa mesmo !!
    Valeu, Lipe, té + !!

    ResponderExcluir
  6. Fala, garoto! Tudo globeleza?
    Blog e jornalismo são coisas distintas. Contudo, não deixam de informar, entreter e colocar o mundo à nossa frente.
    Trabalho em jornal, e quem disse que 'jornalismo é imparcial?!' Fico com o blog. Abs

    ResponderExcluir